sexta-feira, 27 de janeiro de 2006

Aperfeiçoamento Pessoal

O aperfeiçoamento pessoal se refere a todas as atividades diárias, que devem ser realizadas com cuidado e honestidade.
Assim, cada pequena tarefa reletirá a verdade.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2006

Tornando o campo fértil

O mestre zen encarregou o discípulo de cuidar do campo de arroz. No primeiro ano, o discípulo vigiava para que nunca faltasse a água necessária; o arroz cresceu forte, e a colheita foi boa. No segundo ano, teve a idéia de acrescentar um pouco de fertilizante; o arroz cresceu rápido, e a colheita foi maior. No terceiro ano, ele colocou mais fertilizante. A colheita foi maior ainda, mas o arroz nasceu pequeno e sem brilho. - Se continuar aumentando a quantidade de adubo, não terá nada de valor no ano que vem - disse o mestre. “Você fortalece alguém, quando ajuda um pouco. Mas você enfraquece alguém, se ajuda muito.”

terça-feira, 10 de janeiro de 2006

Pessoas

As pessoas, de forma egoísta, julgam pertencer apenas a si mesmas. Por isso, comparam-se umas com as outras e acham que sofrem. Na verdade, elas são parte da natureza ...

domingo, 8 de janeiro de 2006

Sentimentos x Carma

Quando observamos e reconhecemos profundamente que nossas mentes estão preenchidas com sentimentos de ira, avidez (gula) e descontentamento, estamos tendo uma boa percepção e realmente enxergando nossas próprias vidas. A ira, a avidez e tal descontentamento representam nosso CARMA, a lei de causa e efeito. Nós nunca nos separamos do carma que cada um possui.

Altos e Baixos

"Há lucro e perda, difamação e honra, louvor e abuso, sofrimento e prazer neste mundo; os seres humanos que alcançam a Budicidade não são controlados pelas coisas externas, pois que elas desaparecem tão rapidamente como surgem."

Buda

sábado, 7 de janeiro de 2006

Compaixão

"Compaixão é reconhecer no outro sua natureza estável, perfeita, luminosa, sua condição verdadeira, quebrando o encanto dos jogos mentais que estão produzindo as complicações."

Lama Padma Samten

terça-feira, 3 de janeiro de 2006

Angústia ?

Está angustiado ?
Suba no parapeito da janela e pule !
Não consegue ?
Desca e estarás iluminado.